Início Indústria Aeronáutica

Rival russo do Boeing 777 e do Airbus A350 sai do hangar e se prepara para o primeiro voo

A indústria de aviação russa tem encarado desafios desde que as sanções das nações ocidentais foram impostas após a invasão da Ucrânia. Airbus e Boeing foram anteriormente os detentores da maioria das aeronaves usadas para operações comerciais, mas, com as sanções, voar essas aeronaves se tornará um desafio cada vez maior.

Para driblar esse problema, aeronaves russas IL-96 estão sendo modernizadas para que sejam usadas como alternativa para as companhias aéreas, após serem licenciadas para uso em defesa e outros propósitos de aviação geral. Como parte desse contexto, o projeto de modernização da família de aeronaves IL-96 gerou o protótipo IL-96-400M, que se prepara para seu primeiro voo.

O interior e o exterior do avião sofreram uma revisão de design. Desde fevereiro de 2017, o Il-96-400M vem sendo desenvolvido com base no IL-96-400. Ele é 9.65m mais comprido que o Il-96-300 e tem capacidade para transportar até 402 passageiros num máximo de 8.750 quilômetros. É equipado com quatro motores PS-90A1.

Com essas características, a russa UAC espera que ele seja competitivo em relação ao Airbus A350 e ao Boeing 777. Resta saber o quanto um avião de quatro motores terá capacidade de ser mais eficiente do que os jatos ocidentais.

Mais da família IL-96

A aeronave Il-96 foi projetada no Ilyushin Design Bureau no final de 1980. Agora, é produzido em série limitada em Voronezh desde 1993 e usado principalmente para voos governamentais.

Em abril, o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, informou que a produção do Il-96-300 não seria massiva. E o chefe da United Aircraft Corporation (parte da Rostec), Yuri Slyusar, especificou que a produção do Il-96-300 está planejada no nível de duas aeronaves por ano. Ele observou que as companhias aéreas têm previsões bastante modestas para a demanda por essa aeronave.

Em janeiro, o Ministério da Indústria e Comércio informou que o Il-96-400M atualizado deve fazer seu primeiro voo antes do final do ano. A aeronave recebeu uma fuselagem alongada em 9 metros, um sistema digital de voo e navegação modernizado. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile