Início Indústria Aeronáutica

Rolls-Royce anuncia o maior pedido de motores Trent XWB-97 da história

A Rolls-Royce anuncia hoje que recebeu um pedido da Air India para 68 motores Trent XWB-97, além de opções para mais 20. Este é o maior pedido já feito para o Trent XWB-97, que equipa exclusivamente o Airbus A350-1000. A Air India também encomendou 12 motores Trent XWB-84, a única opção de motor para o Airbus A350-900.

Esta é a primeira vez que uma companhia aérea indiana encomenda o Trent XWB e o acordo tornará a Air India a maior operadora do Trent XWB-97 do mundo. Os detalhes financeiros do pedido não estão sendo divulgados.

Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce plc, disse: “O anúncio de hoje marca uma ocasião emocionante e verdadeiramente notável para o Tata Group e a Air India; o tamanho e a magnitude desta ordem refletem o nível de sua ambição para o futuro. Eu os parabenizo por dar esse passo ousado para se tornar uma das maiores companhias aéreas do mundo e gostaria de agradecê-los por confiarem na Rolls-Royce para impulsioná-los nessa jornada. A Air India é a primeira companhia aérea indiana a encomendar o Trent XWB e o tamanho do compromisso, incluindo opções, fará dela a maior operadora do Trent XWB-97 do mundo”.

Campbell Wilson, CEO da Air India, disse: “Estamos muito satisfeitos em iniciar esta parceria com a Rolls-Royce e em ter seus motores Trent XWB em nossa nova frota de aeronaves A350. Estamos confiantes de que eles nos fornecerão a confiabilidade e a eficiência que os consumidores esperam das principais companhias aéreas de hoje e, assim, desempenharão um papel importante na Vihaan.AI, a estratégia abrangente de transformação e crescimento da Air India”.

O tamanho do pedido da Air India reflete a crescente demanda por viagens aéreas na Índia, que agora tem o terceiro maior mercado de companhias aéreas do mundo e é classificada como a quinta maior economia do mundo. A ascensão da aviação foi impulsionada pelo crescimento contínuo dos negócios, políticas governamentais favoráveis, desenvolvimento sustentado de infraestrutura, aumento da renda disponível e as aspirações de viagem de sua classe média jovem e rica. 

As previsões da indústria mostram que o tráfego aéreo de passageiros na Índia deve crescer mais de 6% ao ano e a indústria exigirá mais de 400 aeronaves de médio e grande porte para atender à demanda. Isso torna a Índia um mercado estrategicamente importante para a Rolls-Royce, pois representa um enorme potencial de crescimento para seus produtos e serviços no futuro.

A Rolls-Royce já tem parcerias de longa data com o Tata Group. Isso inclui um forte compromisso da cadeia de suprimentos com a Tata Advanced Systems Limited (TASL) para a fabricação de um número significativo de peças para o motor Trent XWB na Índia, bem como vários componentes de alta precisão para outros motores aeroespaciais civis Rolls-Royce. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile