Rotas dos ônibus que levarão os passageiros entre o shoppping e a Base Aérea de Canoas são analisadas

Imagem: Prefeitura de Canoas

A rota mais acessível e viável a ser traçada pela empresa que fará o transporte de passageiros de linhas aéreas entre o ParkShopping e a Base Aérea de Canoas (BACO) começou a ser discutida em reunião na última quarta-feira (22). As opções de percurso serão submetidas a viagens de teste nos próximos dias, conforme informou a Prefeitura de Canoas (RS)

O encontro, realizado nas dependências do shopping, contou com a participação de técnicos e representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), dirigentes e técnicos da concessionária Fraport Brasil e do ParkShopping Canoas.

Os voos comerciais na cidade começam a operar na próxima semana, em razão da impossibilidade de operação do Aeroporto Salgado Filho. As companhias aéreas já comercializam passagens com embarques e desembarques em Canoas.

O grupo de trabalho da SMTM apresentou análises sobre as diferentes opções de trajetos viáveis no percurso de cerca de 3,5 quilômetros. Algumas intervenções pontuais de sinalização e fluxo deverão ser previstas, especialmente na região de acesso à Força Aérea Brasileira (FAB).

Temos total interesse que a operação flua da melhor maneira possível. O serviço aéreo em nossa cidade é imprescindível para a reconstrução, não só da cidade, mas do Estado e do nosso povo”, afirmou o secretário da SMTM, Diego Cigolini.

O vice-presidente de operações da Fraport Brasil, Edgar Nogueira, reforçou que a estrutura de Canoas está sendo pensada para atender da melhor forma os passageiros durante as operações de contingência.

É muito importante esse encontro e o apoio da SMTM da Prefeitura de Canoas, porque há uma grande expectativa. É uma operação aérea nova e provisória, que vai trazer conectividade para o Rio Grande do Sul. O deslocamento do passageiro, entre o ParkShopping e Base Aérea, merece nossa atenção, para que tudo ocorra bem”, disse.

As instalações no ParkShopping contam com check-in, raio-x e uma sala de embarque, com capacidade para 150 pessoas sentadas, em um espaço reservado. Todo o trâmite para a operação dos voos ocorre nesse local.

A gerente de operações do ParkShopping, Luciana Gheller, também contribuiu com as discussões durante a reunião. “Estamos muito felizes em poder auxiliar nessa etapa, que será de um bem maior para todos”, aponta.

Alternativa

Detentora da concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Fraport Brasil já buscava alternativas para operações de voos para o transporte de passageiros, a partir da impossibilidade de utilização da pista e instalações do terminal em Porto Alegre.

Adaptada para receber cargas e ajuda humanitária, além de passageiros, a Base Aérea de Canoas, passou a ser utilizada em meio à catástrofe natural que assolou o Rio Grande do Sul.

As operações, autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possuem uma previsão inicial de cinco voos diários, entre chegadas e partidas, somando 35 voos semanais e expectativa de transportar cerca de seis mil passageiros.

Informações da Prefeitura de Canoas

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Oficial de imigração pego filmando por debaixo da saia de comissária...

0
Um oficial de imigração dos Estados Unidos pode ser condenado à prisão após ser considerado culpado por filmar, sem consentimento