Rússia investiga falha de peças descoberta na asa de um Embraer 170 em Irkutsk

Avião Embraer E170 S7 Airlines
Embraer 170 da S7 Airlines – Imagem: Embraer

O Comitê de Investigação da Federação Russa informou nesta semana que foi iniciada uma verificação pré-investigação devido a uma ocorrência com um avião na manhã do último sábado, 22 de julho.

Segundo o reporte, foi estabelecido preliminarmente que foi detectada uma falha técnica durante a inspeção pré-voo de uma aeronave Embraer 170 em Irkutsk, que voaria para Novosibirsk.

A falha identificada foi é descrita apenas como uma “quebra em duas hastes auxiliares na asa esquerda”, que levou ao cancelamento do voo. O reporte não apresenta mais detalhes sobre as referidas peças e nem qual a matrícula da aeronave envolvida.

Porém, uma consulta às plataformas de rastreamento online de voos mostra que a única companhia aérea que opera entre Irkutsk e Novosibirsk é a S7 Airlines, que se apresenta como a maior companhia aérea privada da Rússia, com a frota mais moderna do mercado de transporte aéreo russo.

A empresa possui 17 aviões de fabricação brasileira, todos do modelo Embraer 170, além de 14 Airbus A320, 30 A320neo, 8 A321 e 3 A321neo, e 18 Boeings 737-800, totalizando 99 jatos.

O Departamento de Investigação de Transporte de Irkutsk está conduzindo a verificação pré-investigação de acordo com a Parte 1 do art. 263 do Código Penal da Federação Russa (violação das regras de segurança no trânsito e operação de transporte aéreo).

A cena do incidente foi examinada pelos investigadores do Comitê de Investigação e outras medidas de verificação estão sendo realizadas com o objetivo de estabelecer todas as circunstâncias do incidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias