Rússia não se importa se o ocidente não acredita no abate do IL-76, diz Lavrov

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi duro ao dizer que as informações do seu país apenas importam sobre a queda do IL-76.

Foto – TASS

A Rússia aparentemente não está preocupada com a falta de confiança da comunidade internacional em relação à situação do acidente de hoje com o avião Ilyushin IL-76, assim como com o massacre em Bucha.

Isso foi afirmado pelo Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma coletiva de imprensa após sua participação nas atividades do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas (ONU).

Lamento absolutamente que a comunidade internacional possa não acreditar. Como eu disse, a comunidade internacional, representada por representantes do Ocidente e pela mídia, já demonstrou sua posição, que, em geral, desacredita”, disse o ministro, respondendo a uma pergunta do jornalista da BBC sobre se a Rússia está preocupada com a possível falta de crença da comunidade internacional de que o avião IL-76 transportava prisioneiros de guerra ucranianos.

Lavrov enfatizou que, após os eventos em Bucha, foram impostas sanções adicionais contra a Rússia, sem apresentar evidências de sua culpabilidade. “Já se passaram quase 2 anos desde que pedimos que pelo menos divulguem os nomes das pessoas cujos corpos foram exibidos, incluindo no relatório da BBC”, enfatizou o chefe da diplomacia russa.

Ele observou que a Rússia não está preocupada se a comunidade internacional acredita ou não em sua versão, entendendo-a principalmente como o Ocidente, pois eles “constantemente evitam um diálogo honesto e não respondem diretamente às perguntas”. “A verdade fere os olhos”, concluiu Lavrov.

A Rússia, em um caso anterior, afirmou que foi uma bateria ucraniana que abateu um Boeing 777 civil da Malaysia Airlines, no caso da queda do voo MH-70, mas evidências fotográficas mostraram um lançador de mísseis saindo do país e indo até a região invadida, onde foi feito o lançamento que abateu o Boeing.

Com Informações da Agência TASS

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias