Rússia planeja criar um demonstrador de aeronave supersônica para voar até 2029

Tu-144 – Foto de pingvin121674 via Deposit Photos

Especialistas do Instituto Siberiano de Pesquisa Científica de Aviação (SibNIA) planejam criar um demonstrador de uma aeronave supersônica de passageiros em 2028-2029. O vice-diretor do Instituto, Dmitry Smirnov, falou sobre isso durante o fórum científico e de produção Golden Valley em Novosibirsk.

“Estamos atualmente envolvidos na pesquisa de tecnologias de aeronaves supersônicas de passageiros. Aproximadamente em 2028-2029, há planos para criar uma aeronave de demonstração em escala real nesta área, na qual a tecnologia supersônica civil será pesquisada“, Smirnov disse.

Ele acrescentou que os cientistas estão trabalhando para resolver os principais problemas de alto consumo de combustível e alto choque aerodinâmico. Tais desafios foram alguns dos que deram fim à era dos voos supersônicos com o ocidental Concorde. Na mesma época, durante a Guerra Fria, os soviéticos também desenvolveram um avião supersônico, denominado Tupolev Tu-144, que nunca entrou em serviço comercial regular.

Smirnov também disse que os cientistas da SibNIA estão trabalhando na pesquisa de tecnologias para a criação de aeronaves regionais, helicópteros de nova geração e aeronaves de decolagem e pouso curtos.

O Fórum Golden Valley acontece de 1 a 2 de novembro na Universidade Estadual de Novosibirsk com o objetivo de envolver a ciência e a educação na resolução de problemas do setor real da economia. Representantes da ciência e das empresas discutirão questões de interação nas áreas de “Espaço e Aviação”, “Engenharia Mecânica. Fabricação de Instrumentos”, “Energia”, “Construção. Tecnologias de Cidades Inteligentes”, “Agricultura” e “Medicina”. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias