Rússia sai de parceiro para fornecedor em projeto de avião chinês de longo alcance C929

A Rússia mudou sua posição no projeto chinês mais avançado na aviação até hoje: o jato comercial de longo alcance C929.

Divulgação – COMAC

A Rússia ainda fará parte do projeto C929 (antigamente CR929), mas a configuração da colaboração está mudando: de parceira, a Rússia agora deverá estar envolvida no desenvolvimento de componentes, anunciou em uma entrevista à agência de notícias RIA Novosti o vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio, Denis Manturov.

“Sim, estamos prontos para continuar o trabalho, mas, levando em consideração as circunstâncias (invasão da Ucrânia pela Rússia), estamos alterando a configuração da colaboração neste projeto. Primeiramente, estamos focados em acordos contratuais para o desenvolvimento de diversos componentes para esta aeronave, nos quais nossos parceiros orientais têm interesse“, disse ele, respondendo a uma pergunta sobre a cooperação com a China no projeto de aeronave de longo alcance CR929.

Ao mesmo tempo, ele destacou que atualmente a Rússia está concentrada no desenvolvimento de componentes que são importantes para a substituição de importações nas aeronaves domésticas de curto alcance Sukhoi Superjet SSJ-100 e de médio alcance Irkut MC-21.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Diretor-presidente do Aeroporto de Salvador recebe título de cidadão soteropolitano

0
Cercado por familiares, amigos e representantes do trade turístico, Ribas, que é natural do estado do Paraná, destacou seu carinho pela