Russos desenvolvem raio laser que remove o gelo dos motores de aviões durante os voos

Especialistas da Universidade Politécnica Nacional de Pesquisa de Perm (PNRPU), na Rússia, desenvolveram um inovador método de remoção de gelo a laser das pás dos motores de aeronaves durante o voo, de acordo com um comunicado da universidade. Este avanço tem potencial para reduzir os riscos de acidentes aéreos.

O método baseado em laser desencadeia processos de derretimento e rachadura na camada de gelo devido ao aquecimento e rotação, consequentemente, o gelo é eliminado das lâminas. “A destruição do gelo ocorre de forma quase igual em cada lâmina, o que não só limpa os elementos estruturais, mas também pode evitar vibrações”, explicou Vladimir Modorsky, reitor da Faculdade de Engenharia Aeroespacial da PNRPU.

Este desenvolvimento representa uma alternativa potencial aos sistemas térmicos integrados atualmente utilizados na aviação, que apenas aquecem parcialmente as partes que são submetidas ao gelo.

A equipe por trás deste avanço salientou a importância do mesmo para a segurança da aviação. “A invenção dos cientistas da PNRPU será um instrumento essencial na luta contra a formação de gelo nas pás rotativas do ventilador durante o voo, aumentando assim a segurança do tráfego aéreo“, destacou a universidade em seu comunicado.

Os pesquisadores já obtiveram a patente para este desenvolvimento inovador. O projeto foi implementado como parte do programa estratégico de liderança acadêmica “Prioridade 2030”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias