SAAB, a mesma que fornece os caças ao Brasil, se torna uma empresa ALTA

Foto: SAAB

A SAAB, a mesma que fornece os caças Gripen ao Brasil, também é uma fornecedora líder mundial de soluções de gerenciamento de tráfego aéreo, com um amplo portfólio que inclui radares de movimento de superfície, multilateralização e rastreadores de veículos, bem como ferramentas de suporte à decisão em aeroportos. Dentro desse escopo, a empresa acaba de se juntar à Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA).

As plataformas de conscientização de situação baseadas em vigilância da Saab são implantadas em mais de 100 locais em todo o mundo, ajudando provedores de serviços de navegação aérea, operadores de aeroportos e companhias aéreas a operar de maneira segura, previsível e eficiente.

“Um novo integrante da ALTA é sempre motivo de comemoração, pois com ele ampliamos o escopo do nosso trabalho, beneficiamos diretamente o crescimento e a profissionalização do nosso setor, além de nos enriquecermos com ferramentas, estratégias e conhecimento para avançar no nosso objetivo de alcançar excelência operacional, maior competitividade e melhor desenvolvimento para nossos países. Sejam bem-vindos, equipe Saab”, afirma José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA.

“A Saab está firmemente comprometida em desenvolver uma ampla gama de soluções, totalmente adaptadas às necessidades e possibilidades da América Latina, desde soluções simples, fáceis de usar e baseadas na web até plataformas altamente sofisticadas, como meio de atender aeroportos, companhias aéreas e outros stakeholders, em diferentes níveis de complexidade das operações e maturidade tecnológica”, diz Sergio Martins, Diretor de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Radares de Vigilância da Saab Brasil.

“O ano de 2023 é de muitos desafios, com inflação e custos operacionais muito desafiadores. A ALTA está à disposição da indústria e das autoridades para enfrentarmos juntos esses desafios, traçar estratégias e buscar parceiros para nos acompanhar neste voo, pois a Saab é fazendo a partir de agora, especialmente em áreas prioritárias como segurança e eficiência. Este ano teremos o prazer de ter a Saab na 1 2ª Cúpula Pan-Americana de Segurança e Operações Aéreas da ALTA , que será realizada de 12 a 14 de junho em Santiago do Chile “, enfatiza Botelho.

A agenda desta conferência, que reúne profissionais de segurança e operações de diferentes setores da indústria, como companhias aéreas, fabricantes, autoridades de aviação civil, aeroportos, órgãos de controle de tráfego aéreo, escolas de aviação e associações, inclui a reunião anual do Comitê de Segurança da ALTA, além de oito painéis e apresentações sobre temas como desempenho de segurança e sustentabilidade na região da América Latina e Caribe, desempenho de segurança e sustentabilidade, fatores humanos, saúde mental, avanços do PA-RAS, entre outros.

Da mesma forma, serão abordados temas como atualizações de segurança na aviação comercial chilena, desafios de infraestrutura na região e a estreita relação entre automação e segurança, tema que dá especial ênfase à evolução tecnológica das aeronaves.

Informações da ALTA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias