Saab recebe pedido da Airbus para fornecer sensores de guerra eletrônica para Eurofighters alemães

Eurofighter da Força Aérea Alemã – Imagem: Divulgação

A fabricante aeroespacial sueca Saab informou ontem, 26 de março, que recebeu um pedido da Airbus Defence and Space para o conjunto de sensores de guerra eletrônica (EW, na sigla em inglês) Arexis Electronic Warfare para os caças Eurofighters alemães. O período do contrato é 2024-2026.

O escritório alemão de compras de defesa anunciou em junho de 2023 que havia selecionado o conjunto de sensores Arexis da Saab para o Eurofighter EK, uma variante EW da aeronave Eurofighter da Força Aérea da Alemanha. Este pedido marca o início da primeira fase da entrega do Arexis pela Saab dentro deste programa.

O Arexis na ponta da asa de um Eurofighter – Imagem: Saab

A Saab recebeu o pedido da Airbus, que irá equipar 15 Eurofighters da Força Aérea Alemã para missões EW com soluções que incluem o Arexis da Saab. Essas aeronaves substituirão os caças Tornado ECR (sigla para Combate Eletrônico e Reconhecimento) da Força Aérea Alemã, que deverão ser desativados a partir de 2030.

Micael Johansson, CEO e Presidente da Saab, disse:

“Nossa sólida experiência no desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica para plataformas aéreas e nossa cooperação de longa data com a Airbus serão cruciais para apoiar a entrega do Eurofighter EK à Força Aérea Alemã. Combinando hardware avançado e software habilitado para IA, nosso conjunto de sensores Arexis fortalecerá a defesa alemã com capacidade de guerra eletrônica preparada para o futuro nas próximas décadas”.

A Saab será apoiada por seu parceiro estratégico de IA, Helsing. Assim, o conjunto Arexis contará com a plataforma de IA da Helsing. O Arexis permite ao usuário detectar, localizar e identificar emissores de radar em ambientes eletromagnéticos complexos e congestionados.

O Arexis é um conjunto comprovado de EW para aeronaves de combate com os mais recentes sensores e recursos de autoproteção. É modular e pode ser adaptado a praticamente qualquer plataforma moderna.

Informações da Saab

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias