A Airbus concluiu o processo de pintura e customização externa de seu sexto avião de transporte de alta capacidade A330-700L, mais conhecido como BelugaXL. A aeronave é a sexta e última construída para substituir a frota de A300-600ST, mais antigo e conhecido apenas como Beluga.
A aeronave que será designada como XL6 ainda vai passar por diversos testes em solo antes de alçar seu primeiro voo.
Lançado em novembro de 2014, o Beluga XL é baseado em um cargueiro A330-200, com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes. Seu objetivo é atuar na complexa cadeia de suprimentos da Airbus, trazendo peças das diversas plantas industriais mundo afora para as linhas de montagem da fabricante europeia, e por isso tem uma grande corcunda.
Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL estarão operando entre as fábricas da Airbus espalhadas pela Europa.
O programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.
Something BIG has just sneaked out of our paint shop 😉- check out our latest (and last) #BelugaXL 🐳 as she gets ready to support outsized cargo operations! pic.twitter.com/GxPnMcdpPX
— Airbus (@Airbus) June 29, 2023