Início Acidentes e Incidentes

Saiba como foi a emergência no voo de Lisboa a Guarulhos, em relato de interno de Medicina que ajudou na ação

Imagem ilustrativa – Fonte: kasto, via Depositphotos

Ontem, 22 de janeiro, o AEROIN relatou o desvio emergencial de um Boeing 777-300ER da LATAM para o Aeroporto de Fortaleza (CE), devido a um problema médico a bordo do voo LA-8147, que partiu de Lisboa, em Portugal, e pousaria em Guarulhos (SP).

E hoje, trazemos o relato de uma das três pessoas que auxiliaram a tripulação no atendimento ao passageiro. Trata-se do estudante de 6º ano de Medicina, Rafael Silva Severino, que contou ao AEROIN mais detalhes sobre como tudo ocorreu a bordo, após o seu batismo em emergências aéreas.

Segundo Rafael, após a entrada da aeronave no território brasileiro, as comissárias solicitaram ajuda médica no sistema de comunicação, e ele foi uma das pessoas que se prontificaram a prestar apoio.

Confira a seguir o que ele relatou.

“Chegando à poltrona, em que me fora dito que havia um senhor passando mal, com disartria, hipotenso e perda de consciência fugaz, já me apresentei como interno do último ano a dois colegas já formados, o Dr. Gabriel e Dra. Mariana, me informaram o estado do senhor.

Pensamos então no que tínhamos ali ao nosso alcance para mitigar todo o caos que havia se instaurado. Abrimos o kit de emergência, optamos por implantarmos um acesso venoso periférico, para infundirmos soro, e monitorização de 10 em 10 minutos.

Tivemos de levar o paciente para a classe executiva, devido ao tumulto e maior espaço disponível. Amarramos a bolsa de soro com fitas adesivas no maleiro acima e decidimos informar ao comandante que o quadro era semelhante a um AVC e que a melhor opção a ser tomada era realizar um pouso rápido de emergência no aeroporto mais próximo, já que a cada minuto a evolução poderia ser desfavorável.

Nesse meio tempo, a esposa do então paciente começara a se sentir mal. Fizemos o primeiro atendimento e vimos que a senhora estava tendo uma crise hipertensiva, provavelmente devido ao nervosismo. Optamos por acalmá-la e medicar, realizando monitorização de tempo em tempo.

Estivemos com duas situações, o senhor na frente do avião, com a bolsa de soro amarrada no maleiro, a senhora na parte traseira, com queixas de sudorese e taquicardia. Tudo foi contornado, a situação já estava controlada, mas precisávamos pousar imediatamente para que o senhor pudesse realizar alguns exames mais aprofundados.

Avião no solo, a equipe médica de Fortaleza já estava de prontidão. O caso foi repassado e tudo ficou bem.

Todos foram heróis, em especial as queridas comissárias de bordo que nos auxiliaram e também nos acalmaram com tanta turbulência. Um agradecimento especial aos dois colegas já formados, Dra. Mariana e Dr. Gabriel, que formaram um excelente time.”

Como mostrado ontem, a LATAM informou que “o voo pousou em completa segurança às 14h08 e decolou novamente às 16h11, com previsão de chegada ao Aeroporto de Guarulhos às 19h38. A companhia ressalta que seguiu todos os protocolos previstos para esse tipo de situação e reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile