Saindo do tradicional, Air India apresenta nova pintura que já é criticada

Divulgação – Air India

A empresa de bandeira da Índia, a Air India, fez uma drástica mudança de marca e de pintura, causando várias reações hoje. A mudança segue à assunção da companhia aérea nacional indiana pelos investidores locais do Tata Group, que vêm promovendo uma grande revolução na cultura corporativa e operacional.

Além de registrar uma nova fase na empresa, cada nova iniciativa chega para fazer frente às crescente concorrente IndiGo e para marcar a junção da Air India com a Vistara, consolidando como maior empresa aérea do que é agora o país mais populoso do mundo.

Divulgação – Air India

Segundo a companhia aérea, a nova pintura foi inspirada nas janelas tradicionais da arquitetura do país, sendo o ponto central o desenho na barriga da aeronave. Vários tons de vermelho, roxo e amarelo são usados por toda a fuselagem.

Os dizeres Air India foram aumentados e colocado numa fonte de texto mais robusta, em negrito, e na cauda a ponta das janelas foi destacada. O antigo logo da empresa, que continha os raios do sol projetados na cauda de uma aeronave, foi abolido completamente.

Reações Mistas

A mudança tem causado várias reaçoes no público, principalmente negativas. Os renderings (imagens geradas por computador/CGI) divulgados tem diferenças nítidas no tom das cores, principalmente nas aeronaves de fabricantes diferentes.

No Boeing 787 Dreamliner, o motor está mais puxado para o rosa, enquanto no Airbus A350 está mais próximo do vermelho, mas em ambos num tom diferente da fuselagem. Não está claro se será um dégradé na carenagem dos motores ou na própria logo estampada na fuselagem.

A mistura de cores quentes, como vermelho, amarelo, dourado, laranja e roxo é algo não foi elogiado por várias pessoas já que fica uma imagem “pesada”, remetendo ao McDonald’s.

Outro ponto é a semelhança das cores e da logo fora da aeronave com a da Iberia, que possui uma fonte bastante parecida. Além disso possui várias semelhanças com a pintura da Emirates, principalmente na barriga vermelha.

Ainda não foi divulgado quando a aeronave com a primeira pintura será apresentada, mas espera que seja já uma nova de fábrica, podendo ser um Airbus A350.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias