SAS assina acordo para aumentar a frota de aeronaves Embraer E195-E1

A companhia aérea escandinava SAS estabeleceu um contrato de arrendamento com a arrendadora americana Azorra Aviation para a aquisição de uma aeronave Embraer E195-E1 adicional. Todos os demais seis jatos do mesmo modelo foram adquiridos de outra empresa de leasing.

O contrato foi garantido pela Wilmington Trust SP Services e a aeronave será operada pela subsidiária regional SAS Link. A aeronave foi adquirida em 2022 pela Azorra da Nordic Avian Capital e foi entregue em fevereiro deste ano.

No entanto, para que o contrato seja implementado com sucesso, a SAS precisa obter uma renúncia da suspensão de 14 dias de um pedido que autorize uso, venda ou arrendamento de propriedade sob a Regra de Falências 6004(h), já que a empresa encontra-se atualmente em processo de Chapter 11 sob a Lei de Falências dos EUA. A autorização judicial do contrato deve ser concedida até 9 de abril de 2023.

Os termos da transação incluem uma opção de rescisão antecipada se a SAS assinar um novo contrato para aeronaves Embraer E2 ou Airbus A220 de propriedade da Azorra ou de suas afiliadas. De acordo com o SAS, as condições de mercado foram obtidas a partir de extensas negociações com a Azorra.

Eles decidiram celebrar um acordo com a Azorra após considerar outras alternativas e determinar que a Azorra fornecia as melhores condições para a aeronave ou alternativas comparáveis.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias