Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Uma curiosa gravação divulgada no último domingo, 8 de novembro, mostra a avançada capacidade que tem um satélite da China em identificar em tempo real todas as aeronaves no Aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, o mais movimentado do mundo até o início da pandemia.
Les satellites de la constellation chinoise Jilin-1 ont démontré récemment la capacité d'identifier, puis suivre en vidéo et en temps réel, les avions de l’aéroport international Hartsfield-Jackson d’Atlanta, aux Etats Unis. pic.twitter.com/HzPVKVci53
— East Pendulum (@HenriKenhmann) November 8, 2020
O vídeo, que você viu acima (aguarde carregar, caso não tenha aparecido), apresenta o monitoramento feito pelo satélite, que identifica cada um dos muitos aviões, parados ou em movimento, e associa a velocidade aos que estão se deslocando. Veja que cada um dos muitos retângulos circundam uma aeronave.
Segundo o portal de inteligência cibernética The Cyber Shafarat, trata-se do satélite Jilin-1 02B, um equipamento de alta resolução do tipo ERS – Earth Remote Sensing, ou de Sensoriamento Remoto da Terra.
Os Jilin-1 são satélites comerciais desenvolvidos pela Chang Guang Satellite Technology Co., Ltd. A empresa informa que eles são equipados com a capacidade de adquirir imagens de vídeo colorido 4K HD.
Comparado com os satélites tradicionais de observação da Terra, estes satélites de vídeo podem fazer monitoramento dinâmico em tempo real de longo prazo para o alvo, e podem mudar rapidamente a área de observação e a ênfase com base nas condições no solo, por causa de sua manobrabilidade ágil.
Eles transferem as informações diretamente ao usuário por meio de imagem de vídeo, o que diminui o tempo de resposta do usuário, sendo, portanto, melhor para a resposta rápida de emergência no terreno e monitoramento em tempo real de desastres, por exemplo.
Embora a gravação do aeroporto de Atlanta tenha sido divulgada recentemente, vídeos anteriores dos Jilin-1 divulgados pela Chang Guang já mostravam essa incrível capacidade. Veja a seguir um deles, e note uma aeronave ganhando altura e sua sombra no solo/água logo após a decolagem:
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.