“Se não tivéssemos tomado a ação evasiva, teríamos colidido”, diz piloto de voo comercial ao controlador

Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Em 10 de novembro, um incidente ocorreu durante o voo AA-28 da American Airlines, realizado por um Airbus A321 com matrícula N109NN, que fazia a rota de Los Angeles para Nova York.

A aeronave estava realizando a aproximação ILS para a pista 22 à esquerda e, ao mesmo tempo, um avião Pilatus PC-12, de matrícula N235RB, operado pela Tradewind Aviation e no voo GPD-235, estava fazendo a aproximação para a pista 22 à direita. Por algum motivo, o Pilatus ingressou no localizador de aproximação para a pista 22 à esquerda.

O piloto do Airbus relatou que o Pilatus estava acima deles e tomou uma ação evasiva para evitar uma colisão. O controlador de tráfego aéreo instruiu o Pilatus a interromper a aproximação. Após o pouso, o piloto do voo American 28 afirmou: “Se não tivéssemos tomado a ação evasiva, teríamos colidido”.

Esse incidente mostra como pequenos erros podem levar a situações perigosas no espaço aéreo. Felizmente, as ações dos pilotos evitaram uma colisão.

Casos como esse destacam a importância de um sistema eficiente de controle de tráfego aéreo e também ressaltam a necessidade de constante vigilância e prontidão por parte dos pilotos para evitar incidentes de grande gravidade.

Uma animação e o áudio do piloto e do controlador podem ser vistos abaixo, disponibilizados pelo VASAviation.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias