Senado dos EUA aprova de forma unânime Michael Whitaker como novo administrador da FAA

Divulgação – Heathrow Airport

O Senado dos Estados Unidos aprovou na terça-feira, de forma unânime, a nomeação de Michael Whitaker como novo administrador da Administração Federal de Aviação (FAA). A votação resultou em um placar de 98 a 0 a favor do cargo que vinha sendo ocupado interinamente por ele desde março de 2022, quando Stephen Dickson renunciou.

Na última semana, o Comitê de Comércio do Senado já havia dado seu aval à escolha de Whitaker, o que abriu caminho para sua possível nomeação.

O novo administrador possui vasta experiência nos setores público e privado da indústria de viagens aéreas, tendo atuado anteriormente como administrador adjunto da FAA. Durante o processo de confirmação, a presidente do Comitê, Maria Cantwell, destacou as principais responsabilidades de Whitaker, que incluem estabelecer uma cultura de segurança sólida, atrair novos talentos e manter-se atualizado com os avanços tecnológicos da indústria.

No entanto, ele assumirá um órgão que enfrenta diversos problemas recentes, como a instabilidade orçamental, a falta de atualização de sistemas e processos, a dificuldade em contratar e treinar controladores de tráfego aéreo, além de incidentes recorrentes nos aeroportos e desafios relacionados à supervisão da segurança das transportadoras aéreas e à manutenção de aeronaves.

Um dos problemas mais graves e que tem preocupado a FAA é o aumento no número de incidentes de incursão de pistas. Diante disso, a agência emitiu um “Alerta de Segurança para Operadores” para aumentar a vigilância nos aeroportos e evitar incursões perigosas nas pistas de grandes aeroportos dos EUA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias