Sérvia Jat Tehnika conclui a primeira conversão do Boeing 767 em cargueiro da Europa

A Avia Prime, o principal grupo de manutenção de aeronaves na Europa, composto por três empresas, incluindo a sérvia Jat Tehnika, concluiu com sucesso a primeira conversão de uma aeronave Boeing 767-300 de passageiros para carga na Europa.

A primeira aeronave convertida com o número de registro 9H-CAC decolou de Belgrado em direção à capital maltesa, Valletta, após ser entregue ao novo proprietário e contratante do projeto, Challenge Group. 

De acordo com Yossi Shoukroun, CEO do Challenge Group, a empresa pretende triplicar sua frota até o ano de 2026, incorporando três tipos diferentes de aeronaves, incluindo o Boeing 777 em um futuro próximo.

A primeira conversão de uma aeronave de fuselagem larga deste tipo no continente mais antigo foi realizada nas instalações de produção da Jat Tehnika em Belgrado, em colaboração com Israeli Aerospace Industries (IAI), no hangar número 2 da Tehnika, que, com mais de 9.000 metros quadrados metros, representa uma das maiores instalações do gênero nesta parte do mundo.

“Estamos entusiasmados porque a visão ousada que surgiu há seis anos se tornou realidade hoje. Estamos nos preparando para isso há muito tempo, passando pelas mais exigentes verificações das autoridades aeronáuticas, e estamos orgulhosos da nova tecnologia e conhecimento. como isso foi aplicado pela primeira vez em Belgrado. Este é o início de um novo capítulo na história da Avia Prime e da aviação europeia, que fortalecerá nossa posição como o principal fornecedor europeu para a conversão de Boeing e Airbus de fuselagem larga aeronaves”, disse Piotr Kaczor, CEO da Avia Prime e Jat Tehnika.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias