Sete horas após concorrente anunciar nova rota, Delta “truca” e lança o mesmo voo

Foto de Mitchul Hope

A forte concorrência em rotas no Atlântico se intensificou nesta quinta-feira, com anúncios de várias rotas, “um em cima do outro”. Tudo começou ainda ontem com a American Airlines dando dicas de que lançaria novas rotas na quinta-feira, sendo confirmado que todas serão para a Europa: saindo da Filadélfia para Copenhague, Nápoles e Nice, além de Dallas – Barcelona e o retorno de Chicago – Veneza.

Em seguida, foi a vez da irlandesa Aer Lingus, que também anunciou que teria novidades, reveladas com a volta dos voos de Dublin para Minneapolis e uma nova rota da capital irlandesa para Denver, no Colorado.

Estas duas cidades americanas são respectivamente os maiores hubs no Centro-Oeste da Delta e da United, desconsiderando as gigantes metrópoles de Detroit e Chicago, situadas bem mais ao leste.

As novas rotas entre cidades médias e metrópoles mostram a força da demanda transatlântica no pós-pandemia, desconcentrando os voos das capitais ou principais cidades de cada país ou região.

Nesse contexto, a Delta decidiu não ficar atrás e apenas 7 horas após o anúncio da volta da Aer Lingus, também lançou seus próprios voos inéditos de Minneapolis para Dublin. A empresa já voa na capital da Irlanda a partir de Nova York e Boston, além de fazer voos sazonais para Atlanta.

Era esperado que antes de anunciar voos a partir de Minneapolis, a Delta iniciasse voos saindo de Detroit, que é um hub maior e pelo fato do Michigan ter o dobro de população de origem irlandesa em relação ao Minnesota.

Com o anúncio repetino da companhia, ficou evidenciado que a empresa não quer deixar nenhuma concorrente dominar algum trecho internacional a partir de Minneapolis, que até então só tinha voos de longo curso regulares da própria Delta ou de empresas parceiras como Air France ou KLM.

A rota da Aer Lingus começa no dia 29 de abril com o Airbus A321XLR, e 10 dias depois, em 9 de maio, começará a da Delta, que apesar da correria, será um voo apenas na alta temporada realizado com o Boeing 767-300ER.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias