Severos ventos movem grandes aviões no pátio e causam destruição em aeroportos em Buenos Aires

Fortes ventos na madrugada deste domingo, 17 de dezembro, levaram aviões a se moverem sozinhos no aeroporto central de Buenos Aires e causaram vários danos a aeronaves, equipamentos e construções.

Às 04h30 da manhã, o vento registrado no Aeroparque, terminal que fica na região central da capital argentina, foi de 52 nós (96 km/h). Já no Aeroporto de San Fernando, que atende a aviação executiva, o vento chegou a severos 71 nós (131 km/h).

Embora a tempestade fosse prevista, a intensidade pegou todos de surpresa. Alguns grandes aviões chegaram a ser girados a 180º pelo pátio do Aeroparque, assim como escadas e veículos também se deslocaram sem controle.

Partes internas do terminal de passageiros, como portas, foram arrebentadas e partes de telhados caíram. Apesar do susto e de ter passageiros dentro do terminal, não há relatos de pessoas feridas.

Ainda assim, um Boeing 737 da Aerolíneas Argentinas ficou bastante danificado ao atingir um carrinho de bagagem enquanto girava descontroladamente pelo pátio, conforme gravação a seguir. Em outro vídeo, é possível ver dois 737 girando lado a lado:

Outra gravação mostra que a asa de um 737 MAX acabou atingindo uma das pontes de embarque próximas ao local onde estava estacionado:

Os hangares da Aerolíneas tiveram parte do telhado arrancado pelo vento. Além disso, o terminal de passageiros ficou bastante danificado até na área do check-in:

Já no Aeroporto de San Fernando, como informa o portal parceiro Aviacionline, ao menos 3 aviões Cessna ficaram virados de cabeça para baixo, além de hangares terem as portas danificadas:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias