Ministro da Defesa russo disse que quase 50 motores foram reparados e entregues para o An-124 Ruslan

Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse em uma teleconferência com a liderança das Forças Armadas que 49 motores de aeronaves de transporte militar pesado Antonov An-124 Ruslan foram reparados e colocados em operação até agora.

“Ao final da parte temática, consideraremos como a manutenção da frota de aeronaves de transporte militar pesado An-124 Ruslan é mantida. Em particular, discutiremos a revisão dos motores D-18T, que são instalados em veículos desta classe. Até o momento, 49 motores foram consertados e colocados em operação”, disse. 

A imprensa russa não detalhou o horizonte temporal considerado neste número, mas a leitura que se faz é que a Rússia estaria conseguindo dar conta de manter os motores operacionais e, por consequência, manter os gigantes An-124, que foram desenvolvidos na Ucrânia, ainda na era soviética, operando.

Após a invasão da Ucrânia, a Rússia perdeu suporte da fabricante ucraniana Antonov Design Bureau para manutenção e peças de aeronaves, bem como certificação de sua aeronavegabilidade. No entanto, a Rússia detém o conhecimento para dar manutenção nas grandes aeronaves.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias