A Air Zimbabwe iniciou o processo para vender quatro aviões considerados obsoletos ou inoperantes, sendo dois Boeing 737-200 (que no Brasil tem o apelido de “Breguinha”) e dois BAe 146 (que no mundo é conhecido por Jumbolino por seus quatro motores), além de diversas peças sobressalentes. Conforme publicado pela companhia aérea, o pedido de propostas formal para a venda está aberto tanto para licitantes locais quanto internacionais.
Como detalha o site suíço CH-Aviation, os Boeing 737-200 são identificados pelas matrículas Z-WPB (msn 23678) e Z-WPC (msn 23679) e foram comprados pela companhia aérea em 1987. Ambos aviões têm sido mantidos no Aeroporto Internacional de Harare há mais de dez anos.
A Air Zimbabwe informou que essas aeronaves estão sem motores ou unidades de potência auxiliares (APU), e tiveram suas peças de freios, partes hidráulicas, portas e a maioria das janelas retiradas. Além disso, os assentos foram despojados, no entanto, os trens de pouso permanecem instalados.
Já os BAe 146 são descritos como “carcaças”, indicando terem sido desmontados ainda mais que os 737-200. As aeronaves têm registro ZS-SDX (msn E2046) e 5H-SDX (número de série desconhecido).
A Air Zimbabwe não respondeu à solicitação de maiores detalhes pela ch-aviation.