Sikorsky testa em voo nova aeronave VTOL não tripulada para amadurecer as leis de controle e a aerodinâmica

Concepção gráfica da aeronave que está sendo testada – Imagem: Divulgação Lockheed Martin Corporation

A norte-americana Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, informa que está conduzindo testes de voo para amadurecer as leis de controle e a aerodinâmica de um novo sistema aéreo não tripulado (UAS) de decolagem e pouso vertical (VTOL).

Os testes de voo têm como objetivo provar a eficiência e a escalabilidade de uma configuração de “asa soprada por rotor” com dois propulsores, que se posiciona na vertical para decolar e pousar como um helicóptero, e transita facilmente para voo horizontal para missões de longa duração, como inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento.

Os testes de voo em andamento apoiam a iniciativa Ancillary da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), que busca desenvolver um X-Plane UAS VTOL Classe 3 que possa operar na maioria das condições climáticas a partir de conveses de navios e superfícies não preparadas, sem necessidade de infraestrutura.

Concepção gráfica da aeronave que está sendo testada – Imagem: Divulgação Lockheed Martin Corporation

A Sikorsky é uma das várias concorrentes selecionadas para avançar seus designs conceituais de UAS para a próxima fase de desenvolvimento.

O termo “asa soprada por rotor” refere-se ao fluxo constante de ar do rotor pela asa. A Sikorsky escolheu esse design para reduzir o arrasto na asa em modo de sustentação e durante a transição para voo horizontal, além de aumentar a eficiência do voo em cruzeiro e a autonomia.

“Os testes de voo estão em andamento para verificar se nosso UAS de asa soprada por rotor pode decolar e pousar verticalmente com alta estabilidade e cruzeiro eficiente”, disse Igor Cherepinsky, diretor do grupo de prototipagem rápida Sikorsky Innovations. “Os principais habilitadores para a manobrabilidade de voo e a escalabilidade futura do veículo são nosso sistema de controle de voo autônomo MATRIX e um sistema de rotor articulado semelhante aos dos helicópteros tradicionais.”

Para os testes de voo que estão em andamento, a Sikorsky está voando com um veículo de prova de conceito movido a bateria. Se selecionada para produzir um veículo aéreo para uma futura fase do projeto Ancillary, a Sikorsky planeja construir uma versão híbrida-elétrica de 300 libras (136 kg), incluindo uma carga útil de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) de 60 libras (27 kg).

Informações da Lockheed Martin

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias