Sindicato dos Aeronautas oficia Líder Aviação após comunicado interno polêmico

Imagem: Líder Aviação

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou nessa terça-feira, 17 de janeiro, que encaminhou ofício à Líder Aviação solicitando esclarecimentos sobre um comunicado enviado pela empresa ao grupo de voo de helicópteros.

Segundo o SNA, a mensagem informava sobre as alterações nos valores praticados para vale alimentação, diária de alimentação e hora de voo do comandante, além da implementação do pagamento mínimo de 30 horas de voo mensais, porém, não se restringia a isso.

O e-mail enviado pela Líder, em vez de apenas comunicar aos tripulantes as mudanças nos valores, foi utilizado para propagar o que o sindicato descreve como “inverdades a respeito da postura do SNA durante as tratativas, sendo que o sindicato sempre adotou a observância da legalidade”.

O SNA esclarece que, ao receber propostas de acordo judicial ou extrajudicial, analisa a legalidade e atua na defesa de melhores condições de trabalho dos aeronautas, com absoluta transparência e deliberação pela coletividade.

As tratativas entre o SNA e a Líder foram realizadas entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, com a troca de e-mails, telefonemas e reuniões presenciais e virtuais. O sindicato afirma que sempre demonstrou interesse em negociar para a melhoria das condições de trabalho dos aeronautas da Líder, sem compactuar com as ilegalidades propostas.

“Reforçamos, ainda, que o SNA nunca se furtou de seu papel constitucional e institucional na promoção do diálogo social e da solução dos conflitos coletivos, inclusive por meio da negociação coletiva”, descreve a entidade em um trecho do comunicado.

O SNA finaliza afirmando que espera que a Líder esclareça o comunicado enviado aos tripulantes o mais breve possível.

O ofício é disponibilizado na íntegra pelo SNA nesse link.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias