Sindicato se reúne com a Gol para tratar das demandas dos tripulantes

No começo desta semana, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniu com a Gol Linhas Aéreas para tratar de algumas demandas dos tripulantes. Em nota, o sindicato explicou os tópicos cobertos na reunião.

Um dos temas tratados foi a incompatibilidade de horário na escala e duração do treinamento online dos comissários. Foi questionado sobre a publicação da escala com duração inferior à necessária para realizar os cursos online e sobre a obrigatoriedade do uso de câmeras para a realização das avaliações EAD.

Sobre isso, a Gol afirmou que atende a todos os requisitos e padrões de qualidade, e vai verificar os horários publicados em escala, além da carga horária dos cursos. A empresa também vai se certificar se são disponibilizados computadores com câmeras para que os comissários, que não tiverem acesso a dispositivo com câmera, possam realizar as avaliações à distância. A empresa pediu um prazo de dez dias para o retorno da demanda.

Outro assunto foram os problemas do grupo VDC. O SNA relatou à empresa os problemas do grupo VDC, que pela operação específica muitas vezes tem sua remuneração afetada. O SNA solicitou melhor organização operacional, evitando demasiadas trocas de aeronaves e tempo em solo entre etapas.

A Gol informou que está analisando a situação deste grupo para encontrar a melhor solução. A empresa pediu um prazo de dez dias para dar um retorno da demanda.

Também, em questionamento sobre os examinadores comissários que retornaram de licença ou afastamento e precisaram refazer o curso inicial com uma carência de 12 meses. A Gol afirmou que atende rigorosamente ao previsto pela ANAC, irá analisar os casos para verificar se os casos ocorreram após mudança de obrigatoriedade e dará uma resposta também no prazo de dez dias.

Por fim, a empresa informou que corrigiu as irregularidades do descanso após simulador em Miami.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias