Início Acidentes e Incidentes

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão de Boeing 737 em aproximação para pouso noturno

Imagem: FlightRadar24

Uma situação de risco de colisão de um Boeing 737 com o solo (no caso, com o mar) durante a aproximação para pouso foi revertida pelos pilotos após receberem o aviso do Sistema de Alerta de Proximidade com o Solo (GPWS – Ground Proximity Warning System).

A situação, reportada nesta semana pelo conselho de segurança dos transportes do Japão (TSB), ocorreu no dia 7 de abril, por volta das 21h30 do horário local, com o Boeing 737-800 de matrícula JA69AN, operado pela All Nippon Airways (ANA).

O jato realizava o voo NH-389, de Tóquio Haneda para Yonago, ambos aeroportos no Japão, e estava em uma aproximação em curva para a pista 07 do destino quando o GPWS foi ativado, alertando a tripulação sobre a trajetória de voo rumo ao terreno.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a cerca de 300 pés quando estava terminando a curva final para alinhamento com a pista. Na segunda, o avião chegou a cerca de 125 pés (38 metros) de altura no meio da curva final, como mostra a imagem abaixo, quando nova arremetida foi iniciada:

Imagem: FlightRadar24

Por fim, a aeronave foi posicionada para nova aproximação, dessa vez mais distante e com maior altura do que as anteriores, e foi pousada com segurança na pista 07, cerca de 10 minutos depois da primeira arremetida.

Os boletins meteorológicos dos horários próximos ao da ocorrência não indicavam condições degradadas de visibilidade no aeroporto.

Em sua divulgação, o TSB informou que está investigando a ocorrência depois que um sistema de proximidade ao solo foi ativado na aproximação ao aeródromo, e que a aeronave realizou o procedimento de evasão GPWS e arremeteu.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.