SKY supera passageiros pré-pandemia no Peru em 127% e pretende ser a segunda operadora local

Imagem: Floripa Airport

A SKY Airline se destaca no cenário aéreo favorável, com mais de 2 milhões e 600 mil passageiros que viajaram dentro do Peru e mais de 830 mil passageiros internacionais em 2023. De janeiro a dezembro, a empresa se consolidou como a segunda maior operadora dentro do país, com uma parcela de mercado de 18,87%, superando o próximo concorrente em mais de 8,5%.

Para 2024, a SKY afirma sua intenção de preservar sua posição no mercado peruano, prosseguindo o crescimento na região com mais voos internacionais a partir de suas duas bases: Lima e Santiago.

Após um início de ano complicado, a companhia observa que o mercado doméstico reagiu no segundo semestre de 2023, com um aumento de 12% de passageiros nacionais. As rotas para Juliaca e Cusco destacaram-se, apresentando crescimento de 141% e 43%, respectivamente, no segundo semestre.

Sob o ponto de vista internacional, os destaques foram o trajeto Santiago, com aproximadamente 400 mil passageiros, e as rotas para o Caribe, com cerca de 215 mil passageiros. A rota direta Lima – São Paulo também foi bastante celebrada por ser o primeiro voo da empresa para o Brasil, que começou a operar quatro vezes por semana em julho e encerrou o ano com sete voos semanais.

A SKY conseguiu ampliar sua frota em 50% em relação às estatísticas pré-pandêmicas, recebendo 8.7 milhões de passageiros. Além disso, a empresa passou de 8 rotas internacionais em 2019 para uma total de 16 rotas ao final de 2023, das quais seis são operadas a partir do Peru.

Para 2024, a estratégia no Peru é fortalecer os destinos domésticos, melhorando a conectividade com mais frequências nas rotas para a costa norte e a selva. Portanto, em relação a dezembro de 2023, Iquitos e Piura aumentaram suas frequências em 16% em fevereiro, enquanto Tarapoto aumentou em 55%.

José Raúl Vargas, gerente geral da SKY no Peru, expressa o objetivo de obter resultados tão positivos quanto os do ano anterior e continuar com o crescimento na região. Destaca a expectativa da chegada de novos aviões permitindo melhorar a rede de conectividade na região, reforçando os voos internacionais a partir de Lima e Santiago.

Este ano, a frota da empresa também receberá um acréscimo de 6 aviões, somando um total de 36 aeronaves voando na região. A frota da SKY é considerada a mais eficiente da região por possuir a tecnologia “neo”, que apresenta menor consumo de combustível, reduzindo as emissões em 30%, além de um ruído 50% menor, trazendo benefícios reconhecidos na indústria.

Informações da SKY

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias