Início Indústria Aeronáutica

SkyAlps e Tamarack Aerospace vão introduzir modificações no Q400 e torná-lo mais sustentável

A companhia aérea italiana SkyAlps, com sede em Bolzano, assinou uma carta de intenções com a Tamarack Aerospace com o objetivo de introduzir no mercado uma aeronave regional modificada para reduzir o impacto ambiental de suas operações. Após o acordo, ambos devem lançar uma versão mais eficiente do De Havilland Canada Dash 8-400 ou Q400.

Conforme comunicado à imprensa, a aeronave será atualizada com a tecnologia Eco-SMARTWING, desenvolvida pela Tamarack. Trata-se de um projeto inovador de dispositivos de ponta de asa (winglets) que, segundo seu fabricante, permite reduzir o consumo de combustível em até três vezes em relação aos atualmente em serviço, detalha o Aviacionline.

Por outro lado, outras empresas trabalharão em conjunto com a SkyAlps e a Tamarack Aerospace para introduzir aviônicos modernizados e renovar o interior do Q400. As modificações na cabine permitirão reduzir o peso total e, assim, contribuir para a economia de combustível.

A aeronave vai operar para a SkyAlps, que atualmente conta com quatro unidades desse tipo em sua frota. Eles melhorarão o desempenho geral, reduzirão o consumo e as emissões de gases de efeito estufa, além de reduzir a poluição sonora.

A companhia aérea deve anunciar em breve os detalhes de uma turnê de demonstração da aeronave modificada, que acontecerá em novembro próximo de sua base de Bolzano para Dubai e, posteriormente, para Tóquio.

“As capacidades combinadas desses aprimoramentos também podem ser adaptadas por outras operadoras do setor de aviação”, observou Tamarack Aerospace. “A SkyAlps tem orgulho de equipar sua própria frota crescente e também de oferecer o pacote de atualização sustentável para outras companhias aéreas”, acrescentou a empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile