SNA e Sneta se reúnem em terceira rodada de negociação para renovação da CCT do Táxi Aéreo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniu nesta quarta-feira (8) com o Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo), para a terceira rodada de negociação para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Pela primeira vez estiveram presentes grande parte das empresas offshore, além de outras de táxi aéreo.

Na reunião as empresas apresentaram uma contraproposta, com reajuste de 90% do INPC nas cláusulas econômicas, além de uma alteração no entendimento da cláusula referente às diárias de alimentação. Outra pauta das empresas é a alteração do horário de almoço para até às 15h (atualmente é até às 14h) e mudança na hora noturna.

O SNA reforçou para as empresas que a pauta de reivindicações dos tripulantes precisa ser analisada, destacando a necessidade de um reajuste mínimo pelo INPC, para a reposição das perdas inflacionárias nos últimos 12 meses, além de um aumento real.

Além disso, o SNA entende que é necessário fixar o piso de remuneração separado por tipo e número de motores, asa fixa e rotativa, definir cursos de especialização para evitar cobranças nas revalidações, fazer ajuste nos horários de refeição e descanso, além de computar o deslocamento na jornada.

Após as ponderações do SNA, as empresas se comprometeram a reanalisar a pauta apresentada para tentar avançar nas negociações.

Informações do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias