SNA explica a nova rodada de negociações para renovação da CCT da aviação regular

Foto via AENA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniu na sexta-feira (22) com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para a terceira rodada de negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular.

Após consultar o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foram retomadas as tratativas das cláusulas econômicas, com reajuste do INPC mais aumento real de 1% a ser aplicado nos salários de outubro, pagos em novembro. Reforçamos que, caso o INPC de dezembro apresentar um índice maior do que o calculado em outubro, essa diferença será aplicada aos salários de dezembro.

Com relação às diárias internacionais, a proposta das empresas é aumentar o valor de 21 dólares, libras e euros, para 23, nos EUA, Inglaterra e Europa, o que corresponde a um reajuste aproximado de 9%.

O SNA reforçou a necessidade de um aumento no valor da multa por invasão de folga, no intuito de coibir tal prática. No entanto as empresas mantiveram a proposta anterior de permanecer no valor atual, de R$ 500,00.

Sobre a cláusula do Early Start, com apresentações entre 6h e 7h59, a proposta é limitar em até três programações consecutivas, sendo que no quarto dia, o voo teria início apenas após às 8h, com uma limitação de até quatro programações Early Start durante a semana, caso não sejam consecutivos.

“Também apresentamos uma contraproposta na cláusula das empresas, denominada “apontamento voluntário de preferência de escala”. As empresas devem trazer uma resposta sobre o tema na próxima reunião, que está agendada para o dia 26, terça-feira, quando esperamos receber uma proposta final do Snea, caso isso ocorra, no mesmo dia o SNA fará uma live para apresentar a proposta”, disse a nota do SNA.

O histórico das negociações pode ser acompanhado através deste link.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.