O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à ABSA Aerolinhas Brasileiras S.A. solicitando esclarecimentos sobre o não pagamento das horas de cursos e treinamentos online realizados pelos tripulantes, o que contraria o estabelecido em Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre sindicato e empresa e aprovado pelos aeronautas.
O ACT estabelece que os cursos e treinamentos não serão previstos na escala de serviço do tripulante e não serão computados como jornada de trabalho para qualquer fim. O acordo determina ainda que o valor da hora paga pelos cursos e treinamentos será o mesmo da hora de sobreaviso.
“Desta forma, o SNA solicitou que a ABSA cumpra o que prevê o ACT e passe a realizar o pagamento referente aos cursos e treinamentos, bem como apresente a documentação que comprove os cursos realizados acompanhada de proposta de pagamento do passivo aos aeronautas lesados. Ademais, o sindicato aguarda um posicionamento da empresa sobre o tema o mais breve possível”, diz a nota.