SNA questiona RIOgaleão sobre dificuldade de embarque dos tripulantes e inspeção aleatória sem testemunha

Imagem: RIOgaleão

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que enviou ofício à concessionária RIOgaleão, administradora do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), solicitando esclarecimentos sobre a dificuldade de embarque dos tripulantes e os procedimentos de inspeção aleatória reservada, que contrariam a Resolução nº 515, de 8 de maio de 2019, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com denúncias recebidas pelo SNA, os pórticos detectores de metais instalados no aeroporto têm dificultado o embarque dos tripulantes presentes no local para assumir suas programações de voo, já que passaram a acusar a existência de metal em partes do uniforme, como cintos, sapatos, broches e crachás, o que tem atrasado o embarque dos aeronautas.

O SNA também recebeu relatos de que os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil) estariam submetendo os aeronautas a inspeções aleatórias reservadas, sem a presença de testemunha. A Resolução nº 515 da ANAC estabelece, em seu artigo 3º, que “a busca pessoal deverá ser realizada por APAC do mesmo sexo, devendo ser realizada em local público ou, a pedido do inspecionado, em sala reservada, com discrição e na presença de testemunha”.

O SNA reforça que, segundo as regras da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), os tripulantes devem ser submetidos a regras diferenciadas, conforme critérios de facilitação do transporte aéreo, baseados em risco, pois oferecem menor grau de risco e acessam com frequência as áreas restritas, por fazerem parte de seu local de trabalho.

Desta forma, o SNA solicitou à RIOgaleão que tome as devidas providências no sentido de orientar os APACs, sobretudo no que se refere aos direitos dos inspecionados, e que se manifeste sobre o tema o mais breve possível.

O ofício enviado à concessionária é disponibilizado pelo SNA neste link.

Informações do SNA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ao chegar em voo no Aeroporto de Natal (RN), passageiro já...

0
A Polícia Federal informa que prendeu um homem na última sexta-feira, 14 de junho, no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.