Sob a mira de um fuzil, piloto sequestrado na Indonésia é ameaçado de morte em vídeo

Um piloto de avião sequestrado logo após pousar numa pista remota foi visto hoje sob ameaça de rebeldes armados.

O piloto Phillip Mehrtens é da Nova Zelândia, mas trabalhava para a companhia aérea Susi Air, da Indonésia, bastante conhecida no meio aeronáutico por dar oportunidade para pilotos estrangeiros com pouca experiência e sua rotina ter virado série.

A série “Pior Lugar para Ser Piloto” foi exibida no Brasil pelo National Geographic e mostra inclusive os problemas com alguns nativos nos aeroportos remotos nos quais a Susi Air opera.

Em fevereiro deste ano, Mehrtens tinha acabado de pousar com um Pilatus PC-6 Porter da companhia no aeroporto de Paro, em Papua, no interior da Indonésia, e logo após a parada da aeronave surgiram rebeldes do Exército de Liberação da Papua Ocidental, que são um grupo separatista que exige a independência da região.

Enquanto os passageiros foram liberados, o piloto foi mantido em cárcere devido a sua nacionalidade. Desde então, os sequestradores têm exigido que o governo da Indonésia reconheça a independência da região e/ou pare seus ataques contra os rebeldes.

Uma operação de resgate feita pela polícia da Indonésia foi tentada semanas após o sequestro, mas resultou em morte de ambos os lados, não sendo possível chegar no refém.

Agora, surgiu um novo vídeo, mostrando os rebeldes armados com o piloto sentado no chão. O líder do grupo está armado com um fuzil Pindad SS1 e o ameaça, dizendo que se em 60 dias as demandas deles não forem atendidas, o piloto será executado.

Desde então, o governo da Nova Zelândia tem se juntado às autoridades da Indonésia para negociar a liberação do refém. Não está descartada também uma ação conjunta com as forças especiais do NZSAS (Serviço Aéreo Especial da Nova Zelândia) para resgate do piloto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias