Início Acidentes e Incidentes

Sob declaração de “PAN PAN”, ATR 72 foi levado de volta a Campinas-SP hoje 40 minutos após decolar

Imagens das câmeras ao vivo apontadas para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mostraram o momento em que os bombeiros se posicionaram nas proximidades da pista de pousos e decolagens na manhã de hoje, 5 de março, para aguardarem a chegada de um ATR 72 que havia decolado algum tempo antes.

Nas cenas do player disponibilizado abaixo, do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, é possível ouvir o primeiro contato da piloto com o controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas, que aconteceu às 10h19 da manhã, sob declaração de “PAN PAN” (Azul PAN PAN 4123):

Como visto nas cenas acima, na sequência do contato, o controlador informou que os bombeiros já estavam tomando posição devido ao PAN PAN, mas a resposta da piloto foi que não seria necessário nenhum apoio no momento do pouso.

Logo depois, já foi possível ver os veículos das equipes de emergência sendo posicionados nas taxiways, e ainda se ouviu mais uma mensagem do controlador, perguntando se seria necessário algum apoio médico, ao que a piloto respondeu negativamente.

Após alguns minutos, o pouso do avião foi realizado em segurança às 10h25, com os bombeiros acompanhando o taxiamento até o pátio, como medida padrão de segurança para situações de PAN PAN.

A quem não é familiarizado com os termos técnicos da aviação, uma declaração de PAN PAN na frequência de comunicação serve para indicar que o voo precisa de prioridade, mas que não se trata de uma situação que represente risco iminente à segurança da aeronave ou à vida dos ocupantes.

O voo 4123 era realizado pelo ATR 72-600 de matrícula PR-AKI, que decolou do Aeroporto de Viracopos às 09h00 e teria como destino Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O retorno à origem foi iniciado após cerca de 40 minutos desde a decolagem, como mostram os registros das plataformas de rastreamento online de voos.

Imagem: RadarBox

O AEROIN solicitou à Azul Linhas Aéreas mais informações sobre a ocorrência, e trará atualização nesta matéria após resposta da empresa.

Atualização:

“A Azul informa que, por questões técnicas, o voo AD4123 (Campinas-Campos dos Goytacazes) precisou retornar ao aeroporto de origem. O pouso aconteceu em segurança e os Clientes desembarcaram normalmente.  

A companhia destaca que os Clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e serão reacomodados em outros voos da própria companhia.

A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile