TAAG deve anunciar decisão sobre aeronaves de grande porte até o meio do próximo ano

Avião Boeing 777-300 TAAG Angola

A TAAG Angola Airlines confirmou que voltou à mesa de negociações com a Boeing, depois de resolver questões financeiras pendentes, e com a Airbus para negociar sua futura frota de aeronaves widebody, que deverá ser anunciada em junho do próximo ano.

“Estamos conversando com os dois maiores fabricantes do mundo para a frota widebody”, confirmou o CEO da TAAG, Eduardo Fairen. Ele reiterou que a companhia aérea espera fazer um anúncio no próximo Paris Air Show, segundo a mídia angolana.

“No início do meu mandato, começamos a negociar com a Boeing a compra de mais aviões, mas, na altura, deparamo-nos com um constrangimento que estava ligado aos limites da dívida. A dívida pública de Angola era muito grande”, disse Fairen. Uma vez resolvida esta questão, foram reunidas condições para retomar as negociações de renovação da frota com a Boeing.

Em abril de 2019, o governo angolano ordenou o adiamento indefinido dos Memorandos de Entendimento (MoU) para renovações de frotas e a reversão de todas as transações financeiras com fornecedores de aeronaves após o Fundo Monetário Internacional, que aprovou uma linha de crédito estendida de US$ 3,7 bilhões para Angola, havia levantado preocupações sobre a insustentabilidade da dívida do país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Neste sábado e domingo, cidades em dois estados receberão as acrobacias...

0
Duas cidades em diferentes estados, que não estavam anteriormente incluídas na agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, receberão as