Talibã bane as mulheres de se tornarem comissárias de voo no Afeganistão

Foto de Anna Zvereva, via Wikimedia

Depois de já ter afastado as mulheres das aeronaves logo após ascender ao poder no Afeganistão, o grupo extremista Talibã emitiu uma ordem oficial em que as bane de maneira permanente de se tornarem comissárias de voo das empresas aéreas locais. As informações foram verificadas pelo repórter Mateusz Maszczynsk, do Paddle Your Own Kanoo (PYOK).

Quando reassumiu o controle do país, em agosto de 2021, o Talibã chegou a adotar um discurso mais sóbrio, dizendo que concederia espaço para que as mulheres tivessem mais direitos e um papel mais ativo no país. No entanto, tudo não passou de retórica e logo elas foram removidas de praticamente todas as funções públicas e tiveram sua educação limitada.

O PYOK destaca que em março o Talibã proibiu as mulheres de embarcar em um avião ou outras formas de transporte de longa distância sem um acompanhante masculino como parte de uma série de restrições que o Observatório dos Direitos Humanos chama de “crise de direitos das mulheres mais grave do mundo”.

Da mesma forma, novamente as mulheres devem cobrir seus rostos em público e o acesso ao emprego é restringido em muitas esferas da vida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias