Telhado de aeroporto indiano recém-reformado desaba, esmaga carros e causa morte

Uma tragédia abalou o aeroporto de Delhi, na Índia, na última semana, quando o telhado do recém-reformado Terminal 1 desabou causando mortes e ferimentos. O caso ocorreu em meio a chuvas na região.

O terminal 1 do Aeroporto Internacional Indira Gandhi foi palco do incidente fatal, quando parte do dossel do saguão, um componente do telhado, desabou em meio a uma tempestade intensa. Informações preliminares indicam que uma pessoa morreu e oito ficaram feridas, algumas com gravidade, entretanto acredita-se que esses números possa ser maior.

A cidade recebeu mais de 23 cm de chuva no decorrer de 24 horas, com previsão de continuação até a próxima terça-feira. Em consequência, voos foram suspensos.

O Terminal 1 havia acabado de passar por uma expansão, inaugurada pelo primeiro-ministro Narendra Modi. A renovação teve como objetivo aumentar a capacidade do aeroporto para receber mais que o dobro do número de passageiros.

Como consequência do incidente, os voos da companhia aérea IndiGo foram transferidos para os terminais 2 e 3, enquanto os voos da SpiceJet passaram para o terminal 3. A alteração, inevitavelmente, gerou atrasos.

Famílias dos passageiros que morreram no incidente serão indenizadas inicialmente com o equivalente a US$ 24.000 pelo aeroporto. Aqueles que sofreram apenas ferimentos receberão cerca de US$ 3.500.

A Autoridade de Aviação Civil do país afirmou que está investigando o incidente e também iniciará inspeções estruturais em outros aeroportos do país. Vale lembrar que um incidente semelhante aconteceu na semana passada quando um dossel de cobertura do Aeroporto de Jabalpur, no estado central de Madhya Pradesh, na Índia, também desabou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias