Tenista profissional russa tem embarque negado e é obrigada a dormir no chão do aeroporto

Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea polonesa LOT Polish Airlines está sendo acusada de negar embarque e obrigar uma tenista profissional russa a dormir no chão do Aeroporto do Cairo, no Egito. O caso ocorreu, segundo a atleta, porque ela possuía um passaporte russo.

Vitalia Diatchenko, que nasceu em Sochi, na Rússia, foi ao Instagram acusar a companhia aérea sobre a forma como foi tratada ao tentar embarcar recentemente em um voo para Varsóvia, na Polônia.

Aliás, recebi todas as cartas de apoio da WTA, ITF (Federação Internacional de Tênis), mas no tênis moderno isso não parece fazer nenhuma diferença na realidade”, criticou Diatchenko em seu post no Instagram.

Além disso, recebi cartas de apoio de meu pai, que nasceu originalmente na Ucrânia e trabalha para as Nações Unidas”, continuou o post. “Como resultado, fiquei presa por 18 horas no aeroporto do Cairo, dormindo em bancos, sem comida disponível e sem permissão para sair do aeroporto!

A jogadora veterana deveria viajar para Corsica, ilha na França, via Varsóvia, para jogar no Torneio Internacional de Tênis Feminino (Calvi Ladies Open) e planejava voar com a LOT Polish Airlines. Entretanto, ao chegar até o balcão de passagens no aeroporto do Cairo, Diatchenko foi informada de que ela não seria permitida a bordo.

A LOT Polish Airlines confirmou que se recusou a deixar Diatchenko embarcar em seu voo no Cairo, dizendo que tinha que cumprir as regras elaboradas pelo Ministério do Interior da Polônia, que restringem o movimento de cidadãos russos de fora do espaço Schengen.

A Europa já proíbe todos os voos diretos entre a Rússia e o bloco de países da União Europeia, o que significa que jogadores russos como Diatchenko precisam primeiro viajar para um terceiro país neutro antes de tentar entrar na Europa.

Diatchenko diz que tentou reservar uma passagem com a Lufthansa, mas a companhia aérea alemã também se recusou a levá-la para a Corsica, conforme informa o Paddle Your Own Kanoo.

A tenista de 32 anos está atualmente em 250º lugar no ranking mundial, de acordo com a Associação Feminina de Tênis (WTA), e começou a jogar tênis com apenas cinco anos de idade. Ela alcançou o recorde de sua carreira de 71º lugar no ranking feminino de singles em 2014.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias