Tensão no Oriente: Irã fecha acordo para comprar modernos caças SU-35 da Rússia

Foto: Dmitriy Pichugin, GFDL 1.2, via Wikimedia

O Irã assinou um acordo com a Rússia para comprar caças Su-35, informou a agência de notícias estatal IRNA no dia 11. A missão do Irã nas Nações Unidas disse em um comunicado: “Comunicamos nossa intenção de importar caças de vários países e a Rússia transmitiu sua disposição de vender caças ao Irã”.

Antes disso, a missão iraniana insistiu que a proibição de importação de armas sob a Resolução 2231 da ONU terminasse em outubro de 2020, para que o Irã pudesse comprar caças SU-35 de fabricação russa. O número de caças comprados não foi informado, acrescentou a agência de notícias. O Ocidente, incluindo os Estados Unidos, está preocupado com a proximidade militar do Irã e da Rússia.

Anteriormente, Shahriyar Heydari, membro do Comitê de Segurança do Parlamento Iraniano (Majlis), disse: “Os caças Su-35 que encomendamos devem chegar ao Irã no início do próximo ano (de acordo com o calendário iraniano)”.

O Su-35, que substituiu completamente o radar, equipamentos aviônicos e motores, é classificado como um caça de 4,5 gerações entre os caças furtivos existentes, nascido do envelhecimento do Su-27, o antigo carro-chefe da a Força Aérea Russa. Foi introduzido nas forças armadas russas em missões a partir de 2014.

Armado com um canhão de 30 mm e 12 mísseis e projéteis com alcance de 3.400 km e raio de combate de 1.600 km, este caça também possui capacidade de voo em alta velocidade e grande altitude.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.