Terrorista que enviou bomba para avião da American Airlines morre na prisão

Um dos terroristas mais conhecidos da história moderna, e que tinha como um grande alvo as companhias aéreas, morreu na prisão.

Fotos – FBI e AeroIcarus

Ted Kaczynski, mais conhecido pelo codinome “Unabomber”, mistura das palavras em inglês University, Airline e Bomber, morreu no último 10 de junho após 27 anos preso.

As bombas começaram a ser enviadas por Kaczynski em 1978 através do correio americano e seus principais alvos eram universidades e companhias aéreas. Dentre os alvos no setor aéreo estavam a American Airlines que teve uma bomba colocada num Boeing 727, que por sorte teve uma detonação “fraca” saindo apenas fumaça e não machucando gravemente nenhuma pessoa.

Outros alvos foram o Presidente da United Airlines, Percy Wood, que teve queimaduras após uma bomba enviada pelo Unabomber explodir. Já a bomba destinada à Boeing foi interceptada antes de chegar numa das sedes da empresa e ninguém ficou ferido.

Adepto de várias teorias da conspiração, Kaczynski acreditava que a sociedade estava corrompida pela tecnologia e pelo consumo, e que as grandes empresas e universidades eram os principais condutores deste mal.

Por usar métodos altamente sofisticados e utilizar falsas pistas, a força tarefa da polícia (que foi somada com a do FBI após o ataque ao voo 444 da American), demorou 18 anos para prendê-lo e apenas após ele divulgar o seu manifesto amplamente na imprensa, e o seu irmão reconhecer o tipo de escrita.

Kaczynski morreu no último dia 10 de junho, na prisão, aos 81 anos. As causas da morte estão sendo investigadas, mas existem rumores de que ele cometeu suicídio. Ele havia sido condenado oito vezes à pena de morte.

Pela longa duração da investigação, o “Caso Unabomber” é tido como a maior “perseguição a um terrorista feita pelos EUA“. No total três pessoas morreram em decorrência das 16 bombas enviadas por Ted, mas nenhuma delas vitimou alguma pessoa relacionada à aviação ou passageiro. Uma série foi produzida sobre o caso:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Tênis passam a ser permitidos aos tripulantes da empresa aérea KLM,...

0
A empresa aérea holandesa KLM informou nesta semana que seus tripulantes poderão passar a usar tênis como parte de seus uniformes.