Testes de voo do avião MC-21 “totalmente russo” começarão em novembro

Imagem: Irkut Corporation

O início dos testes de voo de uma versão totalmente russa da aeronave MC-21 (ou MS-21) está previsto para novembro de 2023. Isso foi afirmado pelo chefe da United Aircraft Corporation, Yuri Slyusar, em entrevista ao canal de TV Rossiya 24 no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).

“Os testes do MC-21 totalmente russo começarão em novembro. Nossa tarefa é concluir esses testes em 2024, obter a aprovação do certificado principal, que recebemos em 2021, e começar a entregar aeronaves no interesse das companhias aéreas a partir de 2024“, ele disse.

Slyusar observou que o comissionamento da aeronave está programado para o final de 2024. O MC-21 é um projeto russo de uma família de aviões a jato de passageiros de curta e média distância. É o segundo projeto russo de grande escala no campo da aviação civil depois do Superjet 100. 

O MC-21 é projetado para voos em distâncias de cerca de 6.000 km e está sendo criado como um substituto para Tu-154 e Tu-204/214, bem como uma alternativa às aeronaves estrangeiras Airbus A320, Boeing 737 e outros.

No contexto de um mundo cada vez mais multipolarizado após a Rússia receber severas sanções internacionais após a invasão da Ucrânia, a indústria aeronáutica russa está tendo que encontrar meios de garantir a operação futura das empresas aéreas.

Além de voltar a produzir aeronaves de projetos mais antigos, os russos também desenvolvem novas tecnologias para suprir as empresas aéreas. Sem poder contar com componentes ocidentais, uma das tarefas é substituir esses itens por outros produzidos em solo russo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias