UAC prevê demanda por mais de 100 aeronaves Tu-214 nos próximos 8 anos

Imagem: Dmitry Terekhov / CC BY-SA 2.0, via Flickr

A demanda pelo Tu-214 nos próximos 8 anos pode chegar a mais de 100 aeronaves, disse o chefe da United Aircraft Corporation, Yuri Slyusar, em entrevista ao canal de TV Rossiya-24 no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).

“No fórum de ontem, assinamos um acordo com a companhia aérea Yakutia, e nossos colegas esperam comprar até mais 15 aeronaves até 2030. Temos um contrato com a Aeroflot para esta aeronave e com a UVT Aero. Em geral, estimamos a demanda em mais de 100 aeronaves para os próximos 7 a 8 anos”, disse ele.

Anteriormente, o vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, disse que a produção do Tu-214 está planejada para aumentar para 20 por ano em 2026-2027. Ele também explicou que os Tu-214 anteriores eram fornecidos apenas para as necessidades da aviação especial, “agora estamos falando em aumentar a produção e as entregas às companhias aéreas para operação comercial, que estão previstas para começar em 2024”, disse.

A informação surge no âmbito das sanções ocidentais contra a Rússia, por conta da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

O SPIEF é o maior fórum econômico da Rússia. Em 2023, aconteceu de 14 a 17 de junho, o tema principal do programa empresarial foi “O desenvolvimento soberano é a base de um mundo justo. Vamos unir esforços em prol das gerações futuras”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias