Todo o grupo e aviões da Volga-Dnepr foram sancionados pelo governo do Canadá

O governo do Canadá atualizou sua lista de entidades sancionadas da Federação Russa e incluiu o Grupo Volga-Dnepr e suas subsidiárias, bem como a fabricante de aeronaves UZGA (Ekaterinburg).

No grupo russo, a empresa Volga-Dnepr Airlines opera cargueiros de fabricação soviética, como os Antonov An-124 e Il-76; a AirBridgeCargo opera cargueiros de fabricação ocidental, como os Boeing 747-400F, Boeing 747-8F e Boeing 777-200F; enquanto a Atran opera com um Boeing 737-400F e seis Boeing 737-800BCF. Destas, apenas a Volga-Dnepr Airlines continua ativa e voando apenas da Rússia para países asiáticos.

O governo canadense também sancionou Alexey Isaikin, fundador e até recentemente proprietário da Volga-Dnepr, que vendeu a empresa para a administração em meados de 2022 para evitar sanções.

Isaikin não foi sancionado pelos Estados Unidos ou pela União Europeia, embora se enquadre nas sanções gerais impostas ao setor de aviação russo. No entanto, ele foi designado pelo Reino Unido. A UZGA, por sua vez, foi designada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (OFAC) e pela União Europeia.

Um dos An-124 da Volga-Dnepr Airlines foi apreendido em Toronto durante os primeiros dias da invasão russa da Ucrânia e permanece lá até hoje. A transportadora já acumula cerca de USD 400 mil em taxas de estacionamento. O Grupo Volga-Dnepr e suas subsidiárias, apesar de não serem designadas, enfrentam sanções ocidentais que praticamente proíbem qualquer negócio com empresas ocidentais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias