Todos os jatos Boeing 737 MAX operados por companhias aéreas chinesas estão de volta ao serviço

Todos os jatos Boeing 737 MAX operados por companhias aéreas chinesas estão de volta ao serviço desde o final de 2023, de acordo com o CEO da Boeing China, Liu Qing.

Após o aterramento global do modelo em 2019 devido a acidentes fatais na Indonésia e na Etiópia, o MAX foi autorizado a voltar a operar em todo o mundo a partir do final de 2020, após modificações na aeronave e treinamento de pilotos.

No entanto, as companhias aéreas chinesas só começaram a voar com os jatos MAX em janeiro de 2023. Agora, todos os 737 MAX da aviação civil da China retomaram as operações, totalizando quase 100 aeronaves, de acordo com Liu Qing.

Segundo matéria da Reuters, esse marco é um avanço significativo para a Boeing, com atividades preparatórias e testes de voo sendo realizados em jatos MAX designados para clientes chineses. Esses desenvolvimentos levantam especulações de que a Boeing pode retomar em breve as entregas do MAX para a China, que estão suspensas desde 2019.

Uma retomada das entregas do MAX seria uma conquista importante para o relacionamento da Boeing com a China e também representaria uma vitória financeira para a fabricante de aviões, permitindo que ela cobrasse o pagamento pelos aviões MAX em seu estoque.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias