Torre autoriza pouso e jatinho passa a apenas 30 metros sobre um Boeing alinhado na mesma pista

Foto – Roman Eugeniusz

Um novo incidente de conflito de tráfego aéreo aconteceu nos EUA, quando um jato decolando e outro pousando foram autorizados a usar a pista ao mesmo tempo. O caso ocorreu no Aeroporto Internacional de San Diego, na Califórnia, o mais movimentado dos com uma única pista de pouso e decolagem (há outros aeroportos mais movimentados, mas possuem mais pistas).

Um jato executivo Cessna Citation 560XL de matrícula N564HV foi autorizado para o pouso na cabeceira 27, enquanto um Boeing 737 da Southwest Airlines também tinha sido autorizado para alinhar na mesma cabeceira para a decolagem.

Segundo a Reuters informa, o conflito só foi percebido após o sistema de alerta automático do aeroporto detectar a rota de colisão das duas aeronaves. Após este aviso, o controlador ordenou que o Citation arremetesse, o que acabou acontecendo mas as aeronaves chegaram a ficar apenas 100 pés (30 metros) de distância vertical uma da outra.

O caso está sendo investigado pelas autoridades americanas, mas o jato pousou normalmente após a arremetida e um novo circuito de tráfego, assim como o voo da Southwest seguiu depois para San Jose, no norte do estado.

Este é mais de uma série de casos de incursão de pista (quando a aeronave entra na pista na hora errada) que tem acontecido nos EUA, gerando um grande alerta de vários quase acidentes.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.