Transportando khat, avião Dash 8-400 acaba bastante danificado em acidente durante o pouso

Imagem: Mohamed Salh, via Tha Aviation Herald

Um avião bimotor turboélice Dash 8 acabou bastante danificado em um acidente ocorrido durante o pouso nesse sábado, dia 17 de dezembro, conforme reportou o The Aviation Herald.

O equipamento envolvido foi o De Havilland Dash 8-400 (também conhecido como Q400) registrado sob a matrícula 5Y-VVY, operado pela queniana Blue Bird Aviation, quando estava realizando um voo de carga de Mogadíscio para Abudwak, ambas localidades na Somália.

Havia 6 tripulantes a bordo do avião, que estava transportando uma carga de khat, uma planta verde folhosa contendo duas drogas estimulantes principais que aceleram mente e corpo. Seus principais efeitos são semelhantes, mas menos poderosos do que a anfetamina. Khat é usado principalmente no Nordeste da África e na Península Arábica e por comunidades expatriadas dessas regiões.

Segundo as informações sobre o acidente, o Q400 sofreu colapso do trem principal direito e do trem de nariz durante o pouso em Abudwak. Com isso, saiu da pista e parou em superfície acidentada. A ocorrência aconteceu por volta das 07:10 do horário local (04:10Z).

Imagem: Mohamed Salh, via Tha Aviation Herald
Imagem: Mohamed Salh, via Tha Aviation Herald
Imagem: Mohamed Salh, via Tha Aviation Herald
Imagem: Mohamed Salh, via Tha Aviation Herald

As autoridades locais informaram que não houve feridos, mas a aeronave sofreu danos substanciais. A aeronave teria sofrido um problema no trem de pouso ainda em voo.

A autoridade de aviação civil da Somália (SCAA) informou que iniciou uma investigação e divulgará um relatório preliminar no devido tempo.

A Blue Bird Aviation é baseada no Aeroporto Wilson, de Nairóbi, no Quênia, e opera seis Dash 8-400, quatro Dash 8-100, três Let L-410, dois Fokker 50, um Beechcraft 1900D e um Beechcraft King Air B200, de acordo com seu site.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias