Três grandes grupos devem se colocar na disputa pela compra da TAP Air Portugal

A venda da companhia aérea portuguesa TAP tem suscitado o interesse de pelo menos três grandes companhias aéreas europeias, com fontes noticiando que as empresas estão selecionando agências de comunicação locais e consultores jurídicos enquanto um novo CEO se prepara para assumir o cargo.

Reporta a Agência Reuters que entre os possíveis compradores estão a Air France-KLM, a Lufthansa e a IAG, dona da British Airways. A IAG selecionou a Cunha Vaz & Associados (CVA) e o escritório de advogados Vieira de Almeida (VdA) para tratar do processo, conforme noticiado pelo site noticioso português ECO. A CVA e a VdA não foram encontradas para comentar.

Uma fonte de um grande escritório de advocacia de Lisboa afirmou que a Air France-KLM e a Lufthansa também estavam “sondando” consultores jurídicos e de comunicação em Portugal. Uma fonte da agência de comunicação disse que as três companhias aéreas provavelmente selecionarão oficialmente consultores baseados em Portugal em breve.

O Estado português detém 100% da TAP, que está atualmente em processo de resgate de 3,2 bilhões de euros, aprovado pela Comissão Europeia. Como parte disso, o Governo tem considerado uma venda total ou parcial da companhia aérea. Em fevereiro, o ministro da Fazenda, Fernando Medina, disse que o governo estava realizando trabalho preliminar para o processo de privatização.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias