Tribunal de Contas da União avaliará plano de investimentos na aviação regional brasileira

Aeroporto Regional Luciano de Arruda Coelho, em Sobral – Imagem: Governo do Ceará

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (22), o ministro dos Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, para discutir e apresentar o plano de fomento a investimentos na aviação regional brasileira.

Segundo informa do TCU, o encontro teve como objetivo buscar a avaliação do Tribunal para garantir que o plano seja viável e factível sob os aspectos legal e fiscal. O ministro Costa Filho destacou a importância da expansão da aviação regional, não apenas para impulsionar o turismo, mas também para atender às necessidades de saúde da população. Ele ressaltou a existência de áreas de difícil acesso no Norte do país, onde o socorro aéreo é inviável devido à falta de locais apropriados para pouso.

Existem áreas de difícil acesso no Norte do país, por exemplo, em que não se consegue socorro aéreo, porque não há onde pousar”, explicou Costa Filho.

O MPor compartilhará com o TCU estudos detalhados sobre mais de 100 aeroportos regionais que podem ser contemplados com investimentos privados. O objetivo é aprimorar as operações desses aeroportos ou possibilitar que novos locais entrem em operação.

Bruno Dantas, ministro e presidente do TCU, expressou o compromisso da Corte de Contas em fornecer suporte ao MPor, disponibilizando equipes de auditores especializados para avaliar o plano. “Estamos sempre disponíveis para dar orientações e apoiá-los na execução“, afirmou Dantas.

A audiência contou também com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, e de um grupo de auditores do TCU, incluindo os secretários de Controle Externo de Solução Consensual, Nicola Khoury, e de Infraestrutura, Carlos Rafael Menin Simões.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias