Trump diz que EUA ‘deveria por bandeiras chinesas em caças e bombardear a Rússia’

Foto: USAF

Durante um evento com simpatizantes do seu partido, e voltado à angariação de fundos, o ex-presidente Donald Trump ironizou que os EUA deveriam organizar uma operação para iniciar uma guerra entre a Rússia e a China.

Por uma gravação do discurso obtida pelo Washington Post, o ex-presidente ponderou, em tom de brincadeira, que “os EUA deveriam pintar a bandeira chinesa em alguns aviões de guerra F-22 e depois bombardear a Rússia”

“E então dizemos: ‘A China fez isso, nós não fizemos, a China fez isso’, e então eles começam a brigar entre si e nós sentamos e assistimos”, explicou ele, provocando risadas na plateia.

Este foi um dos vários comentários que Trump fez durante seu discurso referindo-se à crise internacional gerada após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Isso incluiu defender que o presidente russo Vladimir Putin nunca teria invadido a Ucrânia se ele ainda estivesse na Casa Branca.

“Eu conhecia Putin muito bem”, disse Trump. “Ele não teria feito isso. Ele nunca teria feito isso”.

Uma semana antes, na Conferência de Ação Política Conservadora, Trump havia mencionado brevemente a situação na Ucrânia, tanto condenando a invasão como “terrível” quanto mais uma vez descrevendo Putin como “inteligente”. Dias depois, o ex-presidente tentou afirmar em um comunicado que havia salvado tanto a OTAN quanto a Ucrânia durante o seu tempo na Casa Branca

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias