Turboélice de design exótico terá sua fabricação reiniciada pela 2ª vez

O pequeno, mas notável, avião turboélice Dornier 228 renascerá pela segunda vez, com o início da sua terceira série de produção.

Dornier 228 – Foto pelo Ministério da Defesa dos Países Baixos

De origem alemã, o Do-228 começou a ser fabricado em 1981 pela Dornier, criadora da aeronave, que é conhecida pelo seu design exótico, com um grande nariz. Apesar do tamanho da parte da frente, o seu design único e suas asas permitem que ele pouse em pistas extremamente curtas e com pavimentação ruim, sendo uma ferramenta versátil em países de difícil acesso, como o Nepal, que utiliza o Do-228 para levar alpinistas até a base do Everest.

A aeronave também foi produzida na Índia, exatamente para atender o mercado asiático, que precisava de algo deste porte para voos em locais remotos. Versões militares e de sensoriamento remoto também surgiram, comprovando a versatilidade da plataforma.

Esta produção inicial durou até 1998, porém foi reiniciada em 2010, quando a suíça RUAG comprou o projeto da M7 Aerospace, que tinha comprado a Dornier. A nova versão 228NG chegou ao mercado com várias melhorias, incluindo nova aviônica no padrão digital glass cockpit.

Em 2020, contudo, os planos mudaram, depois que a americana General Atomics, conhecida mundialmente por fabricar dois dos drones favoritos dos militares americanos, o MQ-1 Predator e o MQ-9A Reaper, comprou o projeto da RUAG.

Desde a compra, não estava certo se a produção seria reiniciada, mas a fabricante confirmou no final de junho que, em 2024, os aviões voltarão a sair da linha de produção, que continuará na Alemanha.

O interesse não está apenas em reativar a linha do avião convencional com motores turboélices, mas sim na pesquisa que está sendo feita no Do-228 com motores de hidrogênio, e cujo primeiro voo comercial deve acontecer também em 2024.

Mais detalhes sobre a nova produção do Do-228 não foram revelados, e a General Atomics informou que ainda não está aceitando pedidos, mas que já tem clientes interessados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias